Radioterapia

Os efeitos secundários deste tipo de tratamento dependem, principalmente da dose e do tipo de radiação utilizada, assim como também da área a irradiar.

No caso do cancro gástrico, alguns dos efeitos secundários podem ser:

  • náuseas
  • vómitos
  • diarreia

Para aliviar estes efeitos, o médico pode optar por alterar os hábitos alimentares do doente, ou mesmo recorrer a alguma medicação.

Considerando que a pele da área a ser tratada também é irradiada, existem efeitos que podem surgir nesta, tais como tornar-se mais seca, vermelha e sensível. Nestes casos, o doente deve evitar roupas apertadas e feitas de materiais sintéticos, isto é, deve preferir o algodão. O doente não deve ainda aplicar qualquer creme ou loção na área tratada sem o consentimento médico. Estes efeitos na pele tendem a desaparecer após o término do tratamento, contudo a Com o decorrer dos tratamento de radioterapia o doente pode sentir-se cansado, sendo essencial descansar, porém o doente não deve deixar de se manter activo.

 

Roche. (s.d.). Efeitos Secundários Possiveis. Obtido em 22 de Março de 2012, de Info Cancro:Tudo Sobre o Cancro: https://www.roche.pt/sites-tematicos/infocancro/index.cfm/tipos/cancro-do-estomago/cde-efeitos-secundarios/

 

 

Efeitos Secundários da Radioterapia